Com certeza você já ouviu falar de lançamento imobiliário. Mas você já se perguntou qual é o processo por trás de cada lançamento ou por que é melhor comprar no lançamento?
Nesse texto vamos explicar tudo sobre lançamentos imobiliários, como comprar o apartamento na planta e quais são as vantagens de fazer isso durante a dinâmica de lançamento. Vamos lá?!
O lançamento imobiliário é o estágio antes do início das obras do empreendimento. Normalmente, um lançamento imobiliário consiste em algumas etapas, com início no próprio anúncio do conceito do apartamento até a abertura das vendas.
Ao longo desse processo, que em média dura em torno de 6 meses, possíveis compradores têm acesso ao apartamento na planta por meio de ilustrações, maquetes e muitas vezes um modelo decorado.
Um lançamento imobiliário tipicamente tem início quando a construtora responsável anuncia que vai iniciar a construção de um novo empreendimento. Às vezes, esse anúncio já vem acompanhado de “spoilers” do imóvel, como localização, conceito e data para apresentação oficial.
A partir daí, corretores se mobilizam e já podem acionar clientes e possíveis compradores. O tempo entre cada etapa varia para cada empreendimento.
Nessa etapa, a construtora apresentará o lançamento imobiliário para os corretores. A apresentação confirma as informações mais importantes do lançamento, como: a localização, a área comum do empreendimento, a tipologia das plantas, a data de abertura das vendas e de entrega das chaves e uma estimativa de preço dos apartamentos.
Aqui se inicia a preparação dos clientes por parte dos corretores. Geralmente já se tem uma ideia do preço do metro quadrado do empreendimento, e consequentemente o preço de cada planta.
Durante essa etapa, o comprador já pode ir considerando qual tipo de apartamento quer comprar, e qual andar, mas isso tudo será acordado com a construtora na próxima fase do lançamento.
É neste momento que os corretores montam a “pasta” dos clientes interessados no empreendimento. Essa pasta nada mais é do que uma cópia dos seus documentos básicos, como RG, CPF, certidão de casamento ou nascimento, e comprovante de residência. Também é durante essa etapa que o cliente pode decidir sobre a planta e o andar da sua preferência.
A pasta é considerada uma reserva na unidade, e por isso, é recomendado que se escolha três opções de planta diferentes, caso não haja disponibilidade de alguma. Além disso, algumas construtoras também pedem um depósito para comprovar o interesse na unidade.
A etapa final é o lançamento do empreendimento no mercado, ou seja, a abertura de vendas. Durante essa etapa, geralmente é possível visitar um apartamento modelo decorado. Também é a partir dessa fase que se firma o contrato de compra do imovel na planta.
O processo de compra de um apartamento na planta não é tão diferente do de um apartamento pronto ou usado. Porém, existem alguns cuidados que você deve ter na hora de realizar essa compra, entre eles: conferir o histórico da construtora, conhecer a região onde você vai investir e visitar o apartamento decorado antes de fechar o negócio.
Comprar diretamente com a construtora pode ter inúmeras vantagens, contanto que ela tenha uma boa reputação. Você pode pesquisar por si mesmo em plataformas como o Reclame Aqui ou o Procon ou, melhor ainda, conversar com um especialista do mercado imobiliário.
Mesmo que o empreendimento ainda esteja em fase de construção, você já pode e deve conhecer o bairro onde ele está localizado. Para isso, procure visitar a região em diferentes dias e horários e analise a segurança da localidade, a mobilidade do bairro, e a dinâmica da área.
Agora que você já sabe como funciona a compra do imóvel no lançamento, vamos te contar onde está o “pulo do gato” em comprar o imóvel neste momento.
Comprar no lançamento pode ser sua única chance de conseguir o apartamento com o menor preço e ainda aproveitar a valorização após a entrega das chaves!
Frequentemente, as construtoras oferecem condições especiais e preços atrativos para quem compra no lançamento.
Esse desconto no valor final varia e não é obrigatório, mas é uma prática bem comum. Afinal, o comprador também ajuda a financiar a obra do apartamento na planta, e por isso a venda das unidades no lançamento é uma garantia também para as construtoras.
Por isso, se você está considerando comprar um apartamento na planta, fique atento para conseguir a primeira tabela de preços, considerado o melhor valor para aquele imóvel.
O preço do imóvel no lançamento é considerado o valor mais preciso daquele imóvel e normalmente é o melhor preço que você vai pagar. A tendência é que o imóvel continue valorizando durante a construção e após a entrega das chaves.
Além disso, você também tem a chance de negociar o processo de pagamento daquele imóvel, já que o pagamento é feito diretamente com a construtora, até o momento de entrega das chaves, no qual você tem duas opções para seguir: quitar ou financiar o restante do valor.
Além da chance de retorno e de valorização do seu patrimônio ser alta, você também tem acesso fácil ao histórico e o padrão de entrega da construtora e sua reputação, o que nem sempre é possível quando se compra um apartamento usado de outra pessoa.
Essa é uma vantagem ideal para quem não tem pressa de se mudar. Você pode se organizar logisticamente e financeiramente para realizar a mudança, já que já sabe da data de entrega. Mas é bom sempre ter em mente que imprevistos acontecem e a construção pode atrasar por diversos motivos.
A última e mais valiosa dica que temos para você é: se você quer aproveitar a dinâmica de lançamento imobiliário para comprar seu novo apê, casas ou terrenos, ficar ligado aos imóveis que serão lançados na sua região é essencial!
Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar sua experiência. Ao navegar nesse site, você concorda com a nossaPolítica de Cookies